PROPOSTA PEDAGÓGICA
Na Escola Travessia, acreditamos que a infância é um tempo único, cheio de descobertas, sentidos e encantamentos.
Nossa proposta pedagógica está fundamentada em uma educação humanizada, que reconhece a criança como
sujeito de direitos, potente, capaz e protagonista do seu próprio aprender.
Valorizamos as pedagogias participativas e buscamos inspiração em abordagens que respeitam o ritmo da criança,
como Reggio Emilia, Pikler e o brincar heurístico. Nosso fazer pedagógico é construído a partir das experiências,
vivências e curiosidades das crianças, integrando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.
O espaço natural que nos envolve é parte essencial do processo educativo: acreditamos que a natureza educa,
inspira e conecta. O brincar livre, o contato com o verde e a exploração sensorial fazem parte do cotidiano,
favorecendo a criatividade, a autonomia e a formação integral.
Nossa proposta também se ancora no afeto e na escuta atenta. Para nós, cada criança traz sua própria história, suas
linguagens e seu tempo. O papel do educador é o de mediador, alguém que observa, acolhe, provoca e constrói junto,
em parceria com as famílias e a comunidade.
Assim, a Travessia se constrói dia a dia: um caminho de aprendizagens significativas, de convivência e de respeito à
infância, onde cada criança é reconhecida em sua totalidade e tem a oportunidade de crescer em um ambiente que
valoriza o ser, o sentir e o viver.